Módulo E03
Microalgas
Módulo E03
Microalgas
À primeira vista, é apenas água verde. Mas um olhar mais microscópico irá observar inúmeros seres minúsculos, que servem de alimento aos animais dos nossos aquários.
São também utilizados como indicadores de alterações ambientais, por responderem diretamente a mudanças que ocorrem nos ecossistemas marinhos a nível físico, químico e biológico.
Desta forma, são um excelente bioindicador da qualidade ambiental da Ria Formosa, que pode ser observada logo do outro lado da janela, e que possui todas as condições necessárias para o desenvolvimento ótimo do plâncton.
Fitoplâncton é o nome dado a microrganismos fotossintéticos (microalgas e cianobactérias) presentes em todos os meios aquáticos. É responsável por 90% da produção primária marinha global. Constitui assim a base de funcionamento das teias tróficas marinhas, sendo algumas espécies utilizadas amplamente em aquacultura como primeiro alimento para as Fases larvares de peixe
O Zooplâncton engloba o grupo dos animais consumidores primários do fitoplâncton. Estes vivem dispersos na coluna de água e apresentam fraca locomoção. Inclui, entre outros, fases larvares de outros animais como peixes, moluscos e crustáceos.
Sabias que...
Alguns destes microrganismos (plâncton) brilham no escuro através de um processo chamado de bioluminescência!